sexta-feira, 20 de maio de 2011

Você conhece o BLACKSTAR?


O Carcass é uma banda que se divide em 3 fases (maravilhosas), onde tem seus dois primeiros álbuns numa linha Splatter/ Gore (Reek Of Putrefaction e Symphony Of Sickness), dois álbuns na onda do Death Metal (se é que podemos chamar Necroticism - Descanting the Insalubrious e Heartworkdisso, já que são verdadeiras pérolas do Metal, independente de estilo – a única coisa que posso dizer, é que boa parte do cenário Death Metal da Suécia foi influenciado por Heartwork, mas aí já é outra história...) e um álbum, completamente diferente dos demais; Swansong.
É aí que pega na postagem de hoje.


Assim que o guitarrista Michael Amott saiu da banda, foi substituído por Carlo Regadas. O Carcass surpreendeu mais uma vez, lançando um álbum, completamente fora de tudo o que já tinha feito.
Swansong veio na linha do que se convencionou chamar de Stoner Metal (Rock), com menos velocidade, e riffs na escola do mago Tony Iommi (Black Sabbath) –no caso deles, uma espécie de cruza entre Rock N Roll e o pouco que restou do Death Metal no som da banda.
O disco foi muito bem recebido por uns, odiado por outros... mas a verdade é que Swansong é um excelente álbum – indispensável na discografia dos caras!
O guitarrista (e um dos fundadores) Bill Steer resolveu deixar banda, o que pegou Jeff Walker (baixo e vocal) e Ken Owen (bateria) de surpresa.


Segundo entrevistas da época, não teria porque continuar usando o nome Carcass, se não tivesse um dos 3 criadores.
E assim, em 1995, com a entrada do guitarrista Mark Griffts (ex-Cathedral), a banda muda o nome para Blackstar e prepara material para o disco de estréia.
Barbed Wire Soul é o nome do rebento!(lançado em 1997, pela gravadora Peaceville)
Com os pés ainda mais enfiados no stoner, eles lançam um disco impecável.
São 11 músicas onde a banda esbanja de arranjos Rock N Roll, com alguns resquícios de um Metal mais pesado, aqui e acolá.


A dupla de guitarristas Carlo Regadas e Mark Griffts, é sem duvidas um dos maiores destaques, com riffs maravilhosos, e solos que tem inspiração máxima.
Estranho saber que a banda quase nunca se apresentou, e o pior: pouca gente conhece!
Este maravilhoso CD chegou até meu conhecimento, através de meu grande amigo Edson Vanucci, que muito fã do Carcass, conseguiu logo que foi lançado.
A banda trouxe participações improváveis, como por exemplo, nos solos de saxofone (!), nas músicas Rock`N`Roll Circus e Waste Of Space – que antes que você questione, digo que ficaram animais!


Logo após seu lançamento, a banda teve problemas legais com o nome e teve que mudar para Blackstar Rising.
Em 1998, a gravadora Peaceville lançou a compilação X, com várias bandas de seu cast, tocando covers.
O Blackstar aparece em duas versões para The Girl Who Lives On Heaven Hill" (Hüsker Dü) e Running Back (Thin Lizzy).
Em seguida, Ken Owen teve um derrame cerebral e com isso, a banda encerra sua curta carreira...
Anos mais tarde, o Carcass voltou a ativa – enquanto Ken se recuperava lentamente .
É praticamente impossível uma volta do Blacksta , mas só o maravilhoso Barbed Wire Soul, já vale a menção!

Carcass 2008:


Confira as músicas:

New Song:



Revolution Of The Heart:



Rock`n`Roll Circus:



Waste Of Space:



Smile:


2 comentários: