terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sepultura: Gravação do novo CD com grande sacada!


Vocês devem ter visto por aí que o Sepultura está gravando o sucessor de A-lex nos estúdios da Trama, com transmissão ao vivo e inédita, onde você acompanha o processo de criação (e gravação) das músicas, sem cerimônias.

De 20 de janeiro até 28 de Fevereiro, os fãs poderão assistir (e participar) de todo esse processo que envolve o novo álbum dos caras.
Fiz alguns “Prtsc’s” das gravações que podem ser conferidas abaixo.
A produção do disco é do excelente Roy Z (Bruce Dickinson, Rob Halford, André Matos...), que está se aventurando por um caminho diferente – em se tratando de um som mais pesado.


Isso tudo pode ser conferido ao vivo no site da TV Trama: http://tv.trama.uol.com.br/capa

A programação do Sepultura que está no site (por enquanto!) é a seguinte:
• 03/fev -16h00
• 04/fev -16h00
• 07/fev – 16h00.
• 08/fev – 16h00.
• 09/fev -16h00
• 10/fev -16h00
• 11/fev – 16h00


Acompanhei as gravações do dia 26/01 e vi que eles estão de volta ao Thrash! rsrs... pelo menos a música em que eles estavam trabalhando nesse dia tinha um riff animalesco e uma batida bem característica do estilo.


Uma coisa muito legal, é que você vê sem cortes, os músicos debatendo sobre as músicas – ás vezes, quase brigando – com direito a partes que são refeitas várias vezes, com idéias que são moldadas em diferentes formas (teve várias idéias de linha de bateria para essa música em questão!)


O produtor, Roy Z sempre dá idéias construtivas, com detalhes que passariam despercebido para alguns, e os caras mandavam ver dentro do estúdio (se Roy não gostasse, eles voltavam e repetiam tudo denovo)
Andreas Kisser e Jean Dolabella são os mais envolvidos na criação das músicas. Os outros, Derrick Green e Paulo Jr, não deram nenhum palpite (pelo menos, não nesse dia!)


O disco terá aproximadamente 12 músicas. É realmente uma experiência muito legal, pode acompanhar toda a rotina que envolve a criação de um disco.
Caso você tenha tempo disponível e paciência, acompanhe, pois o processo é lento! (tenho um amigo que disse que vai tirar férias do trabalho para poder acompanhar as gravações! rsrsrs...)


Abrir as portas para os fãs e curiosos de plantão, é uma atitude ousada (e pioneira, claro!), que pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal.
Ao meu ver, isso só tem a somar para o Sepultura, que precisava de uma estratégia dessas, para voltar a brilhar (muito barulhop foi feito com essa coisa de volta, ou não volta de Max Cavalera)
Se o todo o material tiver essa pegada apresentada no dia 26, tem tudo para ser o melhor álbum dos caras, desde a saída de Max. Algo bem old school, mesmo! (Old Is Cool! rsrs...)


Na verdade, o processo de criação dessas músicas já vinha sendo divulgado no canal oficial do Sepultura no Youtube (http://www.youtube.com/sepulturacombr#p/u/5/MAHwBTBwrKo ) onde eles colocavam diariamente, alguns vídeos muito legais da pré produção.

Parabéns ao Sepultura e toda sua equipe, isso sim, foi uma atitude muito legal! Que isso sirva de exemplo para bandas como Metallica, Kiss, Slayer, Iron Maiden e tantas outras! (que nós sempre sonhamos em poder acompanhar esses detalhes de estúdio! rs...)
Quero ver se neguinho tem coragem de se mostrar dessa forma! ^^





Nenhum comentário:

Postar um comentário